Os números são as regras dos seres e a Matemática é o Regulamento do Mundo. (F. Gomes Teixeira)

sábado, 5 de novembro de 2011

Os Jogos na Educação Matemática

Os jogos no ensino da matemática vêm contribuindo significativamente na aprendizagem por estimular e oportunizar ao educando a exploração de um material concreto, no qual ira relacionar as situações cotidianas com os conteúdos trabalhados na disciplina de matemática. De acordo com os PCNs (BRASIL, 1997, p.46), “os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções”. 

Além de estimular e provocar o interesse pela aprendizagem, os jogos educacionais contribuem nas relações afetivas, fazendo com que o aluno busque alternativas expostas por um grupo e compreenda a importância do trabalho em conjunto, tornando o jogo um mediador do conhecimento e de representações sócias envolvendo a matemática. 

Ao optar em trabalhar com jogos no ensino da matemática, o professor deve planejar para que a brincadeira não se torne um mero lazer, incorporando elementos fundamentados no processo de resolução de problemas produzidos e resolvidos ao longo das atividades. Por tanto, a simples presença de estruturas matemáticas no jogo não garantem a existência da aprendizagem, faz-se necessário então, a interferência do educador, que deve observar o material como um objeto de estudo e de produção do conhecimento do aluno.

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